sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O que é bóson de Higgs?


Entenda como esses caras procuram o Bóson de Higgs


Um bóson de Higgs é uma excitação, uma ressonância - uma representação fugaz, elusiva - do campo de Higgs, que se acredita estender por todo o espaço e dar massa a todas as outras partículas.
No instante do Big Bang, era tudo uma coisa só, um estado de simetria, que durou praticamente tempo nenhum, tendo sido imediatamente quebrada.
Partículas de matéria, chamadas férmions, emergiram desse mar de energia (massa e energia sendo intercambiáveis), incluindo os quarks e os elétrons, que iriam, muito mais tarde, formar os átomos.





ATENÇÃO: Interrompemos essa matéria para lembrar o que aconteceu quando descobriram a Bomba Atômica, imagina agora com a "Partícula de DEUS"



Juntamente com eles vieram partículas carregadoras de força, chamadas bósons, que iriam ditar as inter-relações entre todas as partículas. Todos os bósons tinham massas diferentes - em alguns casos, massas muito diferentes.
Usando os conceitos de campo de Higgs e Bóson de Higgs, o Modelo Padrão da Física explica porque os quarks, prótons, elétrons, fótons, e um enorme zoológico de outras partículas têm as massas específicas que eles apresentam hoje.
Esquema do detector interno do experimento ATLAS. [Imagem: CERN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário