quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cérebro - Dormir ou não dormir


Passar noites em claro pode deixar sua massa cinzenta mais ativa, mas isso não é bom

O cérebro, piloto principal do nosso corpo. O cérebro é uma fonte sustentável, quanto mais se usa, melhor sua performance. Esse carinha dentro da nossa caixa craniana também precisa de um descanso, uma pausa, para reorganizar e reiniciar o HD cerebral. Se você ainda não estiver babando após noites sem dormir, se liga no estudo do Sr. Massimini.

Segundo o estudo do neurofisiologista Marcello Massimini, da Universidade de Milão, na Itália, e publicado recentemente na revista Cerebral Cortex, isso pode ser verdade: conforme o tempo passa e você não dorme, seu cérebro vai ficando mais sensível a estímulos e num estado de alerta. O cérebro privado de sono se torne mais ativo.
[Original da Super]... Para chegar a essa conclusão, Massimini estimulou as células cerebrais no córtex frontal de voluntários com um choque de energia elétrica dado por meio da técnica da estimulação transcraniana magnética não-invasiva. Em seguida, ele observava a reação do cérebro como um todo, comparando os resultados dos indivíduos que tinham ficado acordados por duas, oito, 12 ou 32 horas.


ATENÇÃO: Interrompemos a matéria para informar que este Cérebro, conhecido pelo nome de "Conserva", foi encontrado na tarde de ontem. Se você perdeu, entre em contato para a devolução, se você precisa trocar, entre em contato. Também disponibilizamos com entrada USB para cérebros externos para garantir um Backup. Voltamos a nossa programação normal.


O experimento, segundo Massimini, era como cutucar um amigo nas costelas para ver quão alto ele pula. A ideia é que, se você fizer isso com alguém que está há um tempo sem dormir, ele vai saltar mais alto. E os resultados sugerem que é mais ou menos isso que acontece com o cérebro: ele fica mais “nervoso” em resposta à descarga elétrica, com picos mais fortes e imediatos da atividade.
A explicação provavelmente está relacionada ao seguinte: enquanto estamos acordados, nossos neurônios estão constantemente em forte atividade, formando novas sinapses, ou conexões, com outros neurônios. Quanto mais tempo você passa acordado, mais ligações são formadas. Mas muitas delas são irrelevantes – daí a importância de dormir.










Fonte original: Scientific American

Nenhum comentário:

Postar um comentário