segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O futuro pode afetar o passado


O que você faz hoje pode afetar o que aconteceu ontem.

Esta é a conclusão de um experimento mental de física quântica descrito em um artigo que acaba de ser colocado no servidor de pré-impressão arXiv, da Universidade de Cornell. Para descobrir isso, segundo eles, basta olhar o Universo não como um ambiente 3D normal, mas em 4D, onde as três dimensões espaciais recebem a companhia do tempo, compondo o espaço-tempo.
No coração da ideia está o fenômeno quântico da "não-localidade", no qual duas ou mais partículas existem em estados inter-relacionadas, entrelaçados, que permanecem indeterminados até que se faça uma medição em um deles.

ATENÇÃO: Interrompemos essa postagem para alertar sobre os riscos de tentar entender física quântica e 4D, os traumas são irreversíveis.

Albert Einstein chamou isto de "ação fantasmagórica à distância" quando, em 1935, ele argumentou que isso significava a teoria quântica deveria estar incompleta.
Experimentos modernos confirmaram que essa ação instantânea é, de fato, real, e hoje ela é explorada pela criptografia e pela computação quântica.

Bibliografia:
Can a Future Choice Affect a Past Measurement's Outcome?
Yakir Aharonov, Eliahu Cohen, Doron Grossman, Avshalom C. Elitzur
http://arxiv.org/abs/1206.6224

A matéria em todos os seu detalhes no site Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário