sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Acelerador de partículas LHC fecha por dois anos


Máquina mais poderosa do mundo foi usada para descobrir nova partícula

Um anuncio feito pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês), deixa os cientistas tristes, seu principal equipamento passará por uma grande manutenção técnica e ficará dois anos sem funcionar.
O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) é um acelerador de partículas que funciona num túnel subterrâneo de 27 km na fronteira da França com a Suíça. As experiências feitas no local servem para testar teorias da física de partículas.
Os trabalhos de manutenção no LHC consistirão, entre outros complexos procedimentos, em voltar a efetuar as interconexões entre os ímãs do acelerador para que, quando for ligado novamente em 2015, ele possa funcionar a uma energia de colisão de 14 TeV (teraelétrons-volt ou trilhões de elétrons-volt).
Neste nível de energia, muito acima dos 8 TeV que alcançava ultimamente, o experimento será capaz de confirmar com total certeza científica que essa nova partícula corresponde à de Higgs.
Em julho do ano passado, foi confirmada a existência de uma partícula que nunca havia sido detectado, e cujas características indicam que ela possa ser o bóson de Higgs, apelidado de "partícula de Deus". A descoberta teve grande impacto na física, pois sua existência era a melhor explicação disponível para explicar o surgimento da massa.

O que é bóson de Higgs? Clique e saberás meu filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário