sexta-feira, 12 de abril de 2013

Foguete chegaria em Marte em 30 dias


Fusão nuclear poderia levar o Foguete a Marte em um mês

Em uma matéria da Galileu, segundo cientistas da Universidade de Washington, estão próximos de criar um combustível à base de fusão. Com a tecnologia, a longa jornada (hoje estimada em 500 dias) seria drasticamente reduzida, assim como os riscos de saúde que um longo período no espaço pode acarretar e os custos (12 bilhões de dólares seriam gastos apenas para lançar o combustível necessário para a jornada, com as tecnologias atuais da Nasa, sem contar outros custos).
Usando a fusão nuclear, a mesma quantidade de energia pode ser obtida do equivalente a um grão de areia em volume de material. A estrutura no foguete iria precisar gerar um forte campo magnético para que anéis metálicos (provavelmente de lítio) desabem ao redor do plasma, comprimindo-o a um estado de fusão que duraria apenas alguns micro segundos. O processo se repetiria e a energia causada por essas reações iria ionizar os anéis de metal que, ao serem lançados do bocal do foguete, impulsionariam o veículo para frente. O processo precisaria ser repetido a cada minuto.
Elementos isolados da experiência já foram testados e o próximo passo é combiná-los para um teste final da técnica ao todo.
De acordo com pesquisadores, se investirmos em foguetes de fusão nuclear, conhecer o planeta vermelho pode não ser tão impossível quanto parece hoje. Com este tipo de energia, seria possível ir e voltar do planeta vermelho como se saísse de férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário