quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TransOS - Sistema operacional em nuvem

Já imaginou seu computador sem qualquer sistema operacional, deixando todo potencial da máquina para seus programas? O TransOS está chegando.


O primeiro Sistema Operacional para a era da computação em nuvem está sendo criado por pesquisadores chineses. A proposta é que, em vez de ter um sistema operacional, cada computador se transforme em uma espécie de terminal burro, buscando tudo o que precisa para rodar na nuvem - não apenas arquivos e programas, mas também comandos básicos de controle da máquina.
TransOS foi nome batizado ao sistema operacional por Yaoxue Zhang e Yuezhi Zhou, da Universidade de Tsinghua. A ideia é uma mudança radical em relação ao paradigma atual, em que os desenvolvedores buscam aproximar-se o máximo possível do chamado "software aderente ao hardware", de modo que os programas tirem o máximo proveito das máquinas em que estão rodando.
Com um sistema operacional baseado na nuvem, o hardware seria irrelevante, e o computador não precisaria manter na memória grandes partes do sistema operacional que não estão sendo usadas.
Nesse caso, Windows, Linux, Apple OS, ChromeOS e outros sistemas operacionais rodariam como "janelas" do TransOS.
Leia na integra de como funcionará o TransOS, no site Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário